Participe também do Blog da COMFORÇA-Municipal

sábado, 18 de abril de 2009

REUNIÃO NA PBH DEBATE ANDAMENTO DAS OBRAS APROVADAS NO OP

SEGUNDO PUBLICADO NO DOM DE 17 DE ABRIL DE 2009, ANO15, EDIÇÃO:3321

"A primeira reunião do Grupo Gerencial do Orçamento Participativo deste ano foi realizada na quarta-feira, dia 15, no Parque Ecológico da Pampulha, com a presença de secretários municipais e regionais, gerentes regionais do Orçamento Participativo (OP) e representantes das diversas áreas temáticas. O objetivo foi retomar as discussões sobre o andamento das obras aprovadas e nivelar as informações a fim de que as regionais possam repassá-las de maneira clara às Comissões de Fiscalização e Acompanhamento do OP (Comforça) e às comunidades.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Helvécio Magalhães, destacou a importância do OP como um dos 40 projetos sustentadores definidos pelo prefeito Marcio Lacerda e falou sobre o compromisso de priorizar o andamento das obras aprovadas. “Todos os projetos básicos e executivos dos empreendimentos aprovados no OP serão licitados e executados. No entanto, as licitações para as obras serão feitas após o mês de julho. Já as obras em andamento terão continuidade sem redução de ritmo e, se a arrecadação comportar, novas obras serão autorizadas a partir de julho”, informou. Outro ponto destacado pelo secretário foram as reuniões mensais das regionais com as Comforças e também a capacitação das mesmas para qualificar e ampliar a interlocução e o relacionamento com toda a cidade.

Segundo a secretária municipal adjunta de Planejamento, Ana Luiza Nabuco, apesar de não haver rodadas do OP programadas para este ano, muito trabalho será feito no sentido de melhorar a comunicação com a comunidade, normatizar os fluxos de trabalho, aperfeiçoar os instrumentos de participação popular e monitorar o andamento das obras. “É necessário o envolvimento de todos, principalmente dos gerentes regionais, para aperfeiçoar cada vez mais o Orçamento Participativo”, assinalou.

Após os pronunciamentos de abertura, técnicos das diversas secretarias se reuniram com representantes de cada regional para avaliar as questões pendentes. Também participaram da reunião o secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Fernando Jannotti; o secretário municipal de Habitação, Carlos Henrique Medeiros; o coordenador da Defesa Civil, Elmar da Silva Lacerda; e o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite Pereira."

Nenhum comentário: