Participe também do Blog da COMFORÇA-Municipal

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atraso das obras gera protesto na reunião da COMFORÇA-Noroeste

Membros da COMFORÇA-Noroeste, moradores do Bairro São Salvador, fizeram protesto em reunião contra o atraso de obra.

Eles se manifestaram contra o atraso do empreendimento aprovado no OP 2007/2008 que corresponde à Área de Lazer e Esporte no bairro São Salvador.

Eles publicaram o protesto no Youtube e também enviaram carta para o Jornal SuperNotícias e fizeram reportagem no MG TV.




Dados sobre o emprendimento: Área de Esporte e Lazer São Salvador
Número: 52
Escopo: Desapropriação e construção
Endereço: Av. Amintas Jaques de Morais, entre ruas Assíria e Jerusalém
Bairro: São Salvador
Órgão executor: SUDECAP/ SMAES
Valores: Projeto: 78.268,00 - Desapropriação: 630.000,00 - Equipamento: 9.300,00
Obra: 1.188.926,00 - Custeio: 193.500,00 - Custo total: 2.099.994,00


Na reportagem do MG TV, 1ª edição do dia 06/10/09, há as seguintes informações:

"Na região leste de Belo Horizonte, faltam ruas calçadas. Já na região noroeste, não há praça de lazer e esportes para a comunidade. E os moradores desses locais, como os do bairro São Salvador, estão frustrados há anos.Foram eles que escolheram essas obras, entre várias outras, no Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte.
No bairro São Salvador, região noroeste da capital, o lugar para caminhada é no canteiro central desta avenida movimentada. Não há praças no bairro, segundo os moradores. Apenas a intenção de construir uma em um lote, que também fica na avenida. A proposta foi aprovada no Orçamento Participativo de 2007.
Do outro lado da cidade, no bairro Taquaril, mais reclamações. A presidente da Associação dos Moradores diz que há obras do Orçamento Participativo que ainda não terminaram, e outras nem saíram do papel.
O poste está onde seria a Rua Califórnia. Nela, há esgoto e os pedestres têm um espaço pequeno pra passar. Moisés mora no local e se queixa principalmente dos problemas na época da chuva.
De acordo com a prefeitura, em 15 anos de Orçamento Participativo, foram aprovadas 1,3 mil obras. Cerca de 1,1 mil foram entregues. Segundo o secretário de Planejamento, as que foram autorizadas para o período 2009/2010 estão em fase de conclusão de projeto. As outras tiveram algum tipo de problema.
O secretário garantiu que todas as obras do Orçamento Participativo vão ser feitas. é importante lembrar que o Orçamento Participativo não é uma lei, então não há uma obrigação se estabelecer prazos. Mas a prefeitura informou que faz o máximo para cumprir o que foi acordado com a população.
Sobre a situação no bairro Taquaril, a Secretaria de Planejamento informou que Rua Califórnia, aprovada no OP de 2001/2001, foi incluída no programa Vila Viva, que assumiu melhorias também em outras ruas. Ainda segundo a secretaria, a obra não foi realizada ainda porque estudos comprovaram que seria melhor construir uma escadaria por causa da descida. Como os moradores não concordam, está sendo feito um novo estudo.
De acordo com a secretaria, a praça do bairro São Salvador, escolhida no OP 2007 / 2008, está dentro do cronograma. Vai ser aberta uma licitação para escolher a empresa responsável pela obra."







Nenhum comentário: